Agendamento INSS Eletrônico – Atendimento e Cancelamento

Uma fila do INSS não é fácil. Além de demoradas e longas, são extremamente burocráticas e exigiam uma movimentação muito grande das pessoas que utilizam desse serviço (não era incomum ver idosos madrugando nas filas). Isso se tornou mais prático com a adoção do serviço eletrônico de agendamento INSS, que pode ser feito tanto por telefone quanto pelo site, e que torna a vida do contribuinte muito mais fácil. Vejamos como funciona.

Atendimento INSS por telefone

O telefone da Previdência Social é gratuito para telefones fixos. O número 135 pode ser discado de segunda a sábado, das 7h às 22h.  Por ele é possível realizar o agendamento INSS com o horário do seu serviço feito na agência física.

Para se realizar esse serviço é necessário que o contribuinte tenha em mãos uma série de dados: o número do PIS/PASEP ou NIT; CPF ou CNPJ do empregador, documentos pessoais e número do benefício INSS, além o papel e caneta para anotar eventuais respostas.

Agendamento INSS pelo site

Agendamento INSSO sistema de serviços do Ministério da Previdência Social na Internet, o Dataprev, também tem uma opção para agendamento INSS de horários nas agências. Pelo site www2.dataprev.gov.br é possível  marcar uma infinidade de processos, desde consulta de contribuição INSS para aposentadorias até cadastro de senhas para uso no site e acerto de recebimento.

É extremamente importante que, na hora de marcar os serviços, você tenha em mão os dados que serão pedidos: quase todos os  mesmos da marcação por telefone. Depois de confirmado o agendamento INSS, basta comparecer no dia e horário marcado à agência escolhida.

Inúmeras vantagens

Quem opta pelo agendamento INSS eletrônico dos serviços da previdência evita diversos contratempos. O principal vem do fato de que não é necessário mais pegar as infinitas filas de outros tempos. Hoje o agendamento eletrônico permite que se chegue em um horário mais tranquilo, já que seu procedimento está com hora marcada.

As economias de tempo e dinheiro são muitas quando se opta pelo agendamento INSS eletrônico dos seus procedimentos no INSS. Caso você precise se submeter a algum desses serviços, não hesite em seguir as dicas acima.