Como conseguir aposentadoria por idade

O sonho de 10 entre 10 brasileiros é poder se aposentar depois de uma vida de trabalho duro. Anos e anos dedicados em uma ou várias carreiras sendo recompensadas com um período onde se irá receber e poder descansar, sem se preocupar com horários, contracheques e tudo o que ronda a vida de um ser adulto. Agora, pra chegar nessa fase, é necessário cumprir alguns requisitos. Nos acompanhe e descubra quais são:

Ficar velhinho é só o começo

Uma das formas de como conseguir aposentadoria por idade é ser velhinho – mas não a única forma. A idade para requerer uma aposentadoria é de 65 anos para homens e de 60 para mulheres. Se o cidadão é um empresário, a idade mínima cai para 60 anos homem e 55 anos se for do sexo feminino.  Antes dessa idade é possível se aposentar, mas as condições são outras.

Como conseguir aposentadoria por idade - INSS

Como conseguir aposentadoria por idade – INSS

Essa é a premissa principal. A secundária é que, para requerer o benefício, um tempo mínimo de contribuição tenha sido recebido pelos cofres do governo.  De todo salário de um trabalhador CLT é descontado uma proporção relativa à Previdência Social, órgão que gere esse benefício. Para se requerer a aposentadoria por idade são necessárias, no mínimo, 180 destas contribuições – ou seja, 15 anos.

Com isso, o indivíduo que completa essa idade e as cotas de contribuição pode entrar com o pedido de aposentadoria no INSS – basta agendar a visita a uma das sedes pelo telefone 135. O benefício começa a ser imediatamente, ou 90 dias depois de se desligado do último emprego.

Outras forma de como conseguir aposentadoria por idade

Esse tipo de aposentadoria é considerada a “final”, já que é possível obter essa renda antes dessa idade, por três formas. Duas delas são, certamente, indesejáveis: a por invalidez (destinada a quem não tem mais condições físicas ou mentais de trabalhar) ou a especial (destinada a trabalhos na qual há um desgaste muito rápido do trabalhador). Mas quem contribui por mais de 35 anos (homem) ou 30 (mulher) pode também pedir esse benefício.