Uma grande fatia dos trabalhadores brasileiros tem vínculo com a previdência social. Para os empregados em regime CLT a contribuição é obrigatória. Para os autônomos, existe o pagamento facultativo, feito por meio da Guia de Previdência Social (GPS). E, após anos contribuindo, sempre fica a dúvida de quanto se contribuiu ou quanto se tem a receber. Para isso trazemos para você as melhores formas de consultar seu perfil na previdência social. Confira!

Consultando os Benefícios INSS

Quem quiser consultar os benefícios existentes em seu cadastro no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) pode fazer isso de três maneiras, bastante diferentes entre si. A primeira é comparecendo a uma das agências da Previdência Social.

Está é a mais complicada entre as alternativas, já que envolve enfrentar filas, às vezes bastante grandes, nos órgãos. É mais compensador para quem tiver de fazer outros serviços no mesmo lugar – ir apenas para consultar os próprios benefícios pode ser considerado uma perda de tempo se comparada com as outras duas hipóteses.

A segunda é pela Internet. No sistema conhecido como Dataprev (link: http://www010.dataprev.gov.br/cws/contexto/consit/consit1.html) , é possível fazer a análise dos benefícios INSS usando apenas alguns dados como número do cadastro ou o nome o cadastrado, junto com sua data de nascimento e CPF.

Ministério da Previdência Social

O telefone 135, destinado pela previdência social aos contribuintes, não faz a simulação de valores, mas é interessante para quem quer agendar algum serviço nas agências do INSS espalhadas pelo país. Para se fazer a ligação é necessário ter em mãos documentos como:

  • PIS, PASEP ou NIT;
  • Número do benefício recebido;
  • CNPJ ou CPF do empregador;
  • Documentos pessoais e, se possível, papel e caneta.

Usando o site do DATAPREV

Usar a plataforma virtual do serviço da previdência é rápido, fácil e prático. Com os mesmos dados usados no telefone (exceto os que correspondem ao empregador)  se tem acesso a uma gama de serviços, como um caixa eletrônico. Escolher essa opção significar economizar tempo, dinheiro e paciência – já que faz co que se evitem as filas das consultas presenciais.