As famosas filas do INSS, que ainda são quilométricas, ganharam um grande aliado para serem reduzidos alguns anos atrás: a criação do site do INSS, a  Previdência Social permite que muitos dos serviços feitos presencialmente sejam concluídos em qualquer computador ou celular com acesso à Internet. Vamos mostrar aqui hoje como é simples utilizar três dos principais serviços do site: consulta dos extratos, o saldo da sua previdência e os benefícios.

Saldo pelo site do INSS

O site do Ministério da Previdência Social (www.mpas.gov.br) é bastante didático e fácil de ser explorado. Mas mesmo quem quer utilizar esse serviço no conforto de casa tem de ir novamente à agência fazer o cadastro na chamada “agência virtual”. Depois de concluído essa inscrição, o uso virtual estará disponível para o cidadão.

Para consultar o seu saldo, dentro do portal do site do INSS, é extremamente simples: na aba esquerda, onde está escrito “serviços ao cidadão”, existe a opção “extrato de pagamento” onde, se acessando com o CPF e a senha criada na agência, você tem acesso para toda a movimentação da sua conta no INSS, com depósitos e recolhimentos.

Extrato INSS

Ministério da Previdência Social – INSS site

Quem quer conferir o histórico do seu cadastro na previdência social pode também dispor dos serviços do portal do MPAS. A consulta pode ser feita na aba “extrato previdenciário”. O procedimento de acesso é o mesmo que falamos acima – ou seja, se você tem planos de acessar a agência virtual do INSS é necessário ativar seu cadastro em alguma das agências.

Recurso de benefícios INSS

Quem pedir a chamada “revisão” do seu benefício pode entrar com o recurso. Esse atendimento é feito nas agências do Instituo Nacional de Seguridade Social, mas seu agendamento pode ser feito pela Internet ou pelo telefone 135. Com isso, uma data é marcada para que o caso seja atendido sem filas ou grandes transtornos.

O site da previdência oferece os mais variados serviços e utilidades para cidadãos comuns e empresas. Para maiores informações, acesse: www.mpas.gov.br